04 de outubro: Dia da Medicina do Trabalho

Postada em 4 de outubro de 2021 as 05:05
Compartilhe:


A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre os trabalhadores e seu trabalho. Essa especialidade visa a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho e a promoção da saúde e da qualidade de vida. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado serviço e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais o trabalhador fica exposto.

O dia 4 de outubro é uma referência ao nascimento do médico precursor da especialidade, o italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714). Além de ter sido o primeiro a relacionar os riscos químicos, físicos e biológicos a 52 tipos de trabalho diferentes, Ramazzini escreveu o livro “As Doenças dos Trabalhadores”, publicado em 1700.

No Brasil pode-se dizer que a história desta especialidade começa em 1921, com a criação da Inspeção do Trabalho, no Rio de Janeiro. Em 1968, foi fundada a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Porém, assim como ocorreu em outros países, a imposição legal foi a força determinante para a implantação da prática da profissão. Até 1972, a Medicina do Trabalho, assim como a Segurança do Trabalho, era praticada somente em algumas empresas de forma voluntária ou por imposição de suas matrizes estrangeiras. A especialidade, porém, só foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2003, por meio da resolução CFM 1.643.

Neste dia, o Sindimed-BA parabeniza todos os médicos que cuidam do bem-estar do trabalhador e atuam na prevenção e no tratamento de doenças e lesões ocasionadas pelo trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.