11 de novembro: Dia Nacional de Conscientização do Zumbido

Postada em 11 de novembro de 2021 as 10:19
Compartilhe:


O zumbido é um sintoma, não uma doença, que atinge cerca de 28 milhões de brasileiros.
A data integra o calendário de ações da campanha Novembro Laranja, que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre saúde auditiva. Tal iniciativa é de grande importância, especialmente na sociedade que vive o aumento da poluição sonora e elevados níveis de ruídos nas grandes cidades, o que tem levado ao aumento dos problemas auditivos em todas as idades.
A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006, pela Profª Drª Tanit Ganz Sanchez, para divulgar o assunto durante todo o mês de Novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11). Em 2017, dois tipos de intolerância a sons, a Misofonia e a Hiperacusia, também passaram a ser divulgadas no Novembro Laranja, ganhando seus respectivos dias de conscientização (12/11 e 13/11).
A campanha, direcionada à população, também tem por objetivo motivar profissionais da saúde a abraçarem esta causa, ampliando o acesso aos tratamentos.

Identificando o problema

É considerado zumbido todo som que as pessoas escutam dentro dos ouvidos, especialmente no silêncio (apito, cigarra, chiado, panela de pressão, etc.). O zumbido é um sinal de que algo não vai bem. A percepção de zumbido ou ainda a intolerância a sons ocorre principalmente em ouvidos mais vulneráveis, constituindo um alerta para investigação médica.
O zumbido é mais comum do que se imagina. Atinge mais de 20% da população mundial, incluindo crianças e adolescentes. Em adultos e idosos, geralmente é consequência de perda auditiva (mesmo que discreta). Pode aparece sozinho, mas geralmente está associado à hiperacusia (incômodo excessivo com o volume dos sons) ou a misofonia (incômodo com sons baixos e repetitivos).
Geralmente o indivíduo que apresenta zumbido tem maior dificuldade de concentração e maior dificuldade para dormir. Também pode contribuir para quadros de ansiedade ou depressão.
Se você tem algum sintoma de zumbido, procure um médico otorrinolaringologista o quanto antes para investigar o que está afetando o seu sistema auditivo. Saiba que existem vários tratamentos que podemos melhorar ou até mesmo eliminar o zumbido.

Atitudes de prevenção

Existem várias causas conhecidas do zumbido, e muitas delas podem ser prevenidas com alguns hábitos saudáveis:
– Evitar sons altos. Uma das causas é o mau uso do fone de ouvido. Evite passar da metade da potência do aparelho e de 2h de uso contínuo.
– Em festas, shows e bares ruidosos use protetores de ouvido e faça intervalos periódicos (10min a cada 1h). Não ache “normal” sair da balada com zumbido. Isto é sinal de fragilidade dos ouvidos.
– Reduza o uso do celular direto no ouvido: use mais mensagens de texto, viva-voz ou fone para diminuir a exposição às ondas eletromagnéticas. O excesso de contato com celular em ligações prolongadas, de uma hora de duração também facilita o aparecimento de zumbido.
– Cuidar da alimentação: jejuns ou abuso de substâncias como açúcar e cafeína podem provocar ou aumentar o zumbido
– Praticar atividades relaxantes ajuda a afastar as chances de desenvolver esses problemas. Alivie seu estresse com atividades relaxantes eficazes: yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan, Chi- Gong.
– Hidrate-se beba água. Combata o sedentarismo, melhore seu metabolismo.
– Incorpore mais momentos de prazer na sua vida, lazer e relacionamentos saudáveis. Momentos de felicidade ajudam a restaurar os órgãos, inclusive os ouvidos.

Fontes: www.fcm.unicamp.br / www.microsom.com.br / http://ateal.org.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.