12 de novembro: Dia Nacional de Conscientização da Misofonia

Postada em 12 de novembro de 2021 as 08:14
Compartilhe:


O Dia Nacional de Conscientização sobre a Misofonia surgiu da necessidade de ampliar a divulgação sobre um tipo crescente de hipersensibilidade auditiva e intolerância a sons baixos e repetitivos. Conhecido também como Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som ou 4S, esse incômodo, em mais de 90% dos casos, tem início na infância e na adolescência.
Misofonia é a aversão a determinados sons. Uma pessoa com esse problema fica extremamente incomodada e pode ter explosões de raiva com a repetição de determinados sons, como o barulho da mastigação, respiração, latidos, digitação dos teclados, entre outros.
Segundo especialistas em neurologia, em pessoas com misofonia, a parte do cérebro que conecta os sentidos com as emoções é altamente ativa e se conecta com outras partes do cérebro de maneira diferenciada. Assim, alguns sons podem despertar um desconforto desproporcional nessas pessoas.

Informação evita discriminação

A Campanha sobre a Misofonia tem como objetivo principal informar corretamente a população, autoridades e profissionais sobre esse transtorno, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. A falta de conhecimento faz com que os misofônicos sejam discriminados. A iniciativa pretende, também, incentivar mais pesquisas sobre a Misofonia.
O tratamento pode incluir treinamento auditivo e psicoterapia, através da terapia cognitiva-comportamental. Este método busca a reestruturação cognitiva e a modificação dos pensamentos, emoções e comportamentos relacionados à misofonia. Para tratar a misofonia, é importante procurar um médico otorrinolaringologista.
A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006 pela Dra. Tanit Ganz Sanchez para realizar ações voluntárias de divulgação do assunto durante todo o mês de novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11). A Campanha recebeu o nome de Novembro Laranja e passou a ser promovida pelo Instituto Ganz Sanchez, incluindo também problemas de hipersensibilidade auditiva: Misofonia (12/11) e Hiperacusia (13/11).

Fontes: misofonia.org e paranashop.com.br.

O Dia Nacional de Conscientização sobre a Misofonia surgiu da necessidade de ampliar a divulgação sobre um tipo crescente de hipersensibilidade auditiva e intolerância a sons baixos e repetitivos. Conhecido também como Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som ou 4S, esse incômodo, em mais de 90% dos casos, tem início na infância e na adolescência. Misofonia é a aversão a determinados sons. Uma pessoa com esse problema fica extremamente incomodada e pode ter explosões de raiva com a repetição de determinados sons, como o barulho da mastigação, respiração, latidos, digitação dos teclados, entre outros. Segundo especialistas em neurologia, em pessoas com misofonia, a parte do cérebro que conecta os sentidos com as emoções é altamente ativa e se conecta com outras partes do cérebro de maneira diferenciada. Assim, alguns sons podem despertar um desconforto desproporcional nessas pessoas.  Informação evita discriminação  A Campanha sobre a Misofonia tem como objetivo principal informar corretamente a população, autoridades e profissionais sobre esse transtorno, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. A falta de conhecimento faz com que os misofônicos sejam discriminados. A iniciativa pretende, também, incentivar mais pesquisas sobre a Misofonia. O tratamento pode incluir treinamento auditivo e psicoterapia, através da terapia cognitiva-comportamental. Este método busca a reestruturação cognitiva e a modificação dos pensamentos, emoções e comportamentos relacionados à misofonia. Para tratar a misofonia, é importante procurar um médico otorrinolaringologista. A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido foi criada em 2006 pela Dra. Tanit Ganz Sanchez para realizar ações voluntárias de divulgação do assunto durante todo o mês de novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11). A Campanha recebeu o nome de Novembro Laranja e passou a ser promovida pelo Instituto Ganz Sanchez, incluindo também problemas de hipersensibilidade auditiva: Misofonia (12/11) e Hiperacusia (13/11).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.