14/06 – Dia Mundial do Doador de Sangue

Postada em 14 de junho de 2021 as 11:47
Compartilhe:


O dia Mundial do Doador de sangue foi criado em 2014. O dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Os objetivos da data são celebrar e agradecer às pessoas que doam sangue e incentivar mais pessoas a começar a doar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Por isso conscientizar a todos sobre a necessidade urgente de aumentar a disponibilidade de sangue seguro é, também, mais um dos objetivos da data.

O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente, a doação é a única fonte de matéria prima para uma transfusão. A quantidade de sangue retirada do doador é mínima e não afeta sua saúde. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa. Todo sangue coletado vai para hospitais e bancos de sangue separados por componentes (hemácias, plaquetas, plasma), assim um único doador pode ajudar vários pacientes com uma única doação.

Neste dia do doador, procure os bancos de sangue da sua cidade. Faça uma doação. Sua ação salvará vidas.

Fontes:
Ministério da Saúde: http://bvs.saude.gov.br/ultimas-noticias/3208-14-6-dia-mundial-do-doador-de-sangue-2
Fundação Fiocruz: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/413-25denovembro

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.