14 de novembro: Dia Nacional e Mundial do Diabetes

Postada em 14 de novembro de 2021 as 08:00
Compartilhe:


O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da incapacidade do organismo produzir a insulina ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Esse hormônio é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta de insulina provoca déficit na metabolização da glicose, gerando assim altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. Essa enfermidade é conhecida como diabetes.

A diabetes pode se apresentar em diversos tipos. O Tipo 1 é causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. O Tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

Existe também a Diabetes Gestacional que é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda é desconhecida. Há, ainda, outros tipos de diabetes que são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.

Pacientes com diabetes devem ser orientados a manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial e evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas. Além disso, é importante que o paciente realize o exame diário dos pés, para evitar lesões; mantenha uma alimentação saudável; utilize os medicamentos prescritos; pratique atividades físicas e mantenha um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.

Fonte: Ministério da Saúde (http://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes/)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.