14 de setembro, dia do Médico Nuclear

Postada em 14 de setembro de 2021 as 12:57
Compartilhe:


A medicina nuclear é uma especialidade que tem os seus primeiros passos no pós-segunda guerra, após o desenvolvimento da tecnologia de cíclotrons e produção de radionuclídeos em quantidade suficiente para uso médico. A especialidade só foi reconhecida pela American Medical Association em 1971 e, desde então, vem se firmando cada vez mais na prática clínica, especialmente em países considerados de primeiro mundo.

A área de atuação desta especialidade médica é bastante ampla e atua em conjunto com quase todas as especialidades. A oncologia clínica e cirúrgica, cardiologia e endocrinologia são as principais áreas que se beneficiam dos avanços tecnológicos da Medicina Nuclear.

O médico nuclear se utiliza de uma grande gama de radionuclídeos, compostos instáveis que degeneram produzindo radiação ionizante, com fins diagnósticos e terapêuticos.

A data escolhida para a comemoração do Dia do Médico Nuclear, no nosso país, foi a da fundação da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, em 1961. Este ano a SBMN completa 60 anos de funcionamento.

Nesta data especial, o Sindimed-BA parabeniza todos os médicos que atuam nesta importante área da medicina.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.