16 de outubro: Dia do Médico Anestesiologista

Postada em 16 de outubro de 2021 as 07:55
Compartilhe:


Em comemoração ao Dia do Médico Anestesiologista, o Sindimed-BA parabeniza a todos os colegas que escolheram essa área da medicina para atuar.

O dia 16 de outubro foi escolhido a partir porque nesta data, no ano de 1846, foi documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral. Naquele dia, às 10 horas, no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, o cirurgião John Collins Warren realizou a extirpação de um tumor cervical de um jovem de 17 anos. O paciente foi anestesiado com éter pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador por ele idealizado.

No Brasil, segundo Lycurgo Santos Filho, a primeira anestesia geral com éter foi realizada em 25 de maio de 1847, no hospital Militar do Rio de Janeiro, pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo.

A anestesiologia é uma especialidade médica reconhecida e normatizada pelo Conselho Federal de Medicina. O Anestesiologista é um médico que passa por uma especialização de três anos de residência em um centro de ensino e treinamento supervisionado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e pelo Ministério da Educação. Este profissional tem a tarefa de fazer com que, em um procedimento cirúrgico, o paciente não sinta dor e continue com os órgãos funcionando normalmente.

Não é incomum o paciente relatar que seu temor não está relacionado com a cirurgia, mas sim com a anestesia, pois no passado era muito difícil a pessoa comum ter conhecimento sobre fatos relacionados com a medicina. Hoje, com as informações apresentadas por toda a mídia e pela internet, os pacientes têm acesso a uma série de informações sobre a anestesia.

É muito importante a atuação do Anestesiologista, para elucidar e solucionar as dúvidas do doente, assegurando sua confiança e tornando a anestesia e a cirurgia menos assustadoras e assim diminuindo os estresses e as angústias que cercam qualquer intervenção cirúrgica.

Fontes: Universidade Federal de Uberlândia / Federação Médica Brasileira



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.