17 de outubro: Dia Nacional da Vacinação

Postada em 17 de outubro de 2021 as 08:00
Compartilhe:


A maioria dos municípios abre as salas de vacinação para campanha de atualização vacinal de crianças, neste período. Informe-se em sua cidade e cuide da sua saúde e de seus familiares.

O Dia Nacional da Vacinação foi criado pelo Ministério da Saúde e é comemorado em 17 de outubro. A data tem por finalidade destacar a importância da vacinação para a saúde pessoal e também para a saúde de toda uma comunidade. Campanhas de imunização evitam epidemias.

As vacinas proporcionam-nos uma imunização contra determinado antígeno (partícula capaz de provocar a produção de anticorpos). A forma tradicional de fabricação das vacinas utiliza o antígeno morto ou atenuado ou, ainda, partículas do agente causador da doença.

Quando se injeta a vacina, os antígenos não são capazes de provocar a doença, mas são capazes de estimular a produção de anticorpos de defesa do organismo. Além disso, são produzidas também células de memória que conseguem garantir uma resposta mais rápida quando o corpo é exposto novamente àquele agente.

Diferencial do SUS

O Brasil tem o maior programa de imunizações do mundo. As vacinas são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser encontradas em Unidades Básicas de Saúde. Em épocas de epidemias e pandemias, recorrer às vacinas como reforço, é outra ação gratuita disponibilizada pelo SUS.

A vacinação não se encerra na infância. Algumas vacinas devem ser tomadas ao longo de toda a vida, para reforçar a imunidade. Recentemente, sarampo e febre amarela, vírus que décadas atrás estavam erradicados, voltaram a circular devido à falta de adesão de uma parcela da população.

A imunização obtida com a vacinação não é apenas individual, mas uma questão de saúde coletiva. A proteção se estende aos familiares, amigos e pessoas do trabalho e todos que você tem contato.

A taxa de vacinação no país vem caindo a cada ano. A situação se agravou, recentemente, devido aos efeitos das fake news e da pandemia, que afastou muita gente dos serviços de saúde. Entretanto esse é uma ação de saúde essencial e, por isso, não foi interrompida durante os últimos meses.

Está em dúvida sobre os efeitos? Sobre a necessidade da aplicação? Converse com seu médico ou sua médica, que são as melhores de fontes para orientação e checagem de mitos e verdades sobre os efeitos das vacinas.

Fontes: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade / www.preparaenem.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.