26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Postada em 26 de abril de 2022 as 08:00
Compartilhe:


Caracterizada pela elevação dos níveis de pressão arterial, a hipertensão é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Essa enfermidade se caracteriza quando a pressão arterial encontra-se acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireóide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

No Brasil a data de 26 de abril foi reservada pela Lei nº 10.439/2002 como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo da ocasião é o de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

Prevenção e controle

Quando a pressão do sangue apresenta-se de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura, temos um quadro de Hipertensão. Medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro, a pressão arterial pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14/9 são considerados como hipertensão para todo mundo.

Para prevenir o mal é importante seguir algumas recomendações clínicas como manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes.

Fonte: Ministério da Saúde



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.