26 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Postada em 26 de maio de 2021 as 10:54
Compartilhe:


A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta data.

 

O glaucoma é uma doença provocada pela elevação da pressão ocular. Não tem cura e, se não tratada, pode levar à cegueira. A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, sendo percebida somente na fase mais avançada, quando a pessoa está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, estima-se que o glaucoma afete entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos em todo o mundo, o que representaria cerca de 3 milhões de pessoas.

O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser. É uma doença crônica e sem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos.

 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde (http://bvsms.saude.gov.br, Sociedade Brasileira de Glaucoma (sbglaucoma.org.br)

 

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta data. O glaucoma é uma doença provocada pela elevação da pressão ocular. Não tem cura e, se não tratada, pode levar à cegueira. A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, sendo percebida somente na fase mais avançada, quando a pessoa está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados). Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, estima-se que o glaucoma afete entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos em todo o mundo, o que representaria cerca de 3 milhões de pessoas. O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intraocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser. É uma doença crônica e sem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.