27 de novembro: Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama

Postada em 27 de novembro de 2021 as 08:01
Compartilhe:


A data foi instituída pela Lei nº 12.116/2009 e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, seu tratamento e, principalmente, sobre a sua prevenção.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas.

Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Causas

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a 5% a 10% do total de casos da doença.

Alguns cânceres, como o de mama, estão diretamente ligados a fatores genéticos. Assim, é preciso procurar um especialista para tentar identificar algum padrão. A família com alteração genética precisa fazer exames mais cedo em relação à população geral. É necessário um rastreamento diferenciado.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde (bvsms.saude.gov.br).

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.