28 de Outubro: Dia do Servidor Público e dia de denunciar o desrespeito do governo

Postada em 28 de outubro de 2021 as 07:15
Compartilhe:


O Sindimed-BA parabeniza, nesta data, todos os trabalhadores do serviço público, em especial os médicos, que dedicam suas vidas ao atendimento da população em hospitais e unidades de saúde e que fazem de sua atuação um exemplo de compromisso social.

Para os médicos vinculados à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a data encerra também um simbolismo de luta. É que este segmento, fundamental para o povo baiano, infelizmente amarga o descaso e o desrespeito do governo do estado, que não valoriza adequadamente a categoria.

Enfrentando o desafio diário da falta de estrutura, de medicamentos, equipamentos e condições de trabalho precárias, os médicos do estado ainda sofrem com a defasagem salarial, resultante de um arrocho sem precedente, em que o governo sequer aplica a reposição das perdas inflacionárias aos salários, desde 2014.

Afrontando a Constituição Estadual, o governo Rui Costa impõe a acumulação de perdas que defasam os salários e desestimulam o serviço público. Além disso, não há renovação dos quadros de pessoal, porque o governo não promove novos concursos públicos. Ao invés disso, inventa subterfúgios para contratação indireta, terceirizada ou pejotizada, numa clara burla à legislação trabalhista.

Origem da data

Também conhecido como Dia do Funcionário Público, a data foi instituída no governo Getúlio Vargas, em 1937. As leis que regem os direitos e deveres dos servidores estão no Decreto 1.713, de 28 de outubro de 1939, o que motiva o dia da comemoração desta categoria.

Em dezembro de 1990, através da Lei nº8112, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, alterando várias disposições da antiga lei. Os direitos e deveres fundamentais, porém, estão definidos na Constituição Federal e nos estatutos das entidades em que trabalham.

O ingresso no serviço público se dá através de concurso. Um dos grandes diferenciais desse tipo de vínculo é a garantia da estabilidade no emprego. O servidor só pode ser dispensado de suas funções em casos extremos, por motivo de falta grave, apurada e provada através de processo administrativo.

A data não é feriado, mas ponto facultativo, ou seja, os servidores podem ser dispensados do trabalho nesse dia. Na Bahia, este ano, o governo publicou um decreto, no dia 22 de outubro, transferindo o ponto facultativo para 1º de novembro, véspera do Dia de Finados.

Fontes: calendarr.com / brasilescola.uol.com.br / portal G1



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.