7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

Postada em 7 de setembro de 2021 as 05:05
Compartilhe:


A Independência do Brasil é uma das principais datas do calendário cívico do nosso país. As comemorações envolvem desfiles militares nas grandes cidades do Brasil e, tradicionalmente, a Esquadrilha da Fumaça, destacamento da Aeronáutica famoso por realizar exibições acrobáticas com aviões, faz exibições na capital do país.

Porém historicamente quais foram os fatos que levaram o Brasil a se separar politicamente de Portugal? É sabido que com a chegada da família real, em 1808, uma série de mudanças ocorreu e contribuiu para o desenvolvimento comercial, econômico. Instalado no Rio de Janeiro, o rei português, D João VI, autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, o que permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses. Em última instância, esses eventos acabariam nos levando à nossa independência.

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). Em todas essas batalhas, as tropas brasileiras venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Portugal acabou por reconhecer nossa independência em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e D. Pedro I foi aclamado e coroado como imperador do Brasil.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.