Curso de prevenção ao suicídio marca participação do Sindimed no Setembro Amarelo

Postada em 22 de setembro de 2018 as 14:49
Compartilhe:


A inédita iniciativa do Sindimed em aprofundar a discussão técnico-científica sobre a prevenção ao suicídio foi exitosa. Durante a manhã desta sábado (22), o curso “Risco Suicida: uma Emergência Médica” prendeu a atenção de dezenas de médicos, que foram ao Sindicato para ouvir as médicas Sandra Peu, Miriam Gorender, Ana Paola Robatto e o médico Lucas Alves, todos psiquiatras, falarem sobre suas experiências e estudos sobre o tema.

O evento foi realizado pelo Sindimed, em parceria com a Associação Psiquiátrica da Bahia, como parte da campanha Setembro Amarelo, que vem sendo realizada no Brasil a partir de 2015. Desde que a data de 10 de setembro foi institucionalizada como Dia Mundial De Prevenção ao Suicídio, o tema tem mobilizado cada vez mais a sociedade a refletir sobre algo que, durante muito tempo, foi tratado como tabu.

Durante mais de quatro horas, médicos e estudantes de medicina puderam ouvir profissionais da psiquiatria que são referência no assunto, qualificando ainda mais aqueles que atuam na linha de frente das emergências dos hospitais gerais e médicos reguladores e intervencionistas do Samu.

Projetado para ajudar os profissionais a identificarem o risco suicida, saber como abordar esta emergência e como encaminhar os pacientes, o curso foi muito além, apresentando estatísticas, informações atualizadas, discutindo protocolos e novos paradigmas do campo da saúde mental. As especificidades do risco de suicídio foram tratadas com detalhes no âmbito da ocorrência com crianças, adolescentes e idosos, grupos cuja incidência de suicídio vem crescendo.

As inscrições gratuitas, feitas através da plataforma Sympla, contabilizou mais de 100 inscritos, mostrando a relevância do tema e o acerto do Sindimed em promover o evento. A satisfação dos participantes foi tanta, que a maioria dos presentes já cobrou a realização de mais cursos como este.

 

A diretora de Comunicação do Sindimed, Clarice Saba, apresenta os palestrantes, no início do curso


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.