Dia Mundial alerta sobre a importância do sono para a saúde

Postada em 19 de março de 2022 as 08:00
Compartilhe:


Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine), que visa alertar tanto os profissionais de saúde como a população em geral, sobre a importância do sono para a qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, escolar e na sociedade.
A data não é fixa, muda anualmente, mas sempre na sexta-feira anterior ao equinócio da primavera (no hemisfério norte). Este ano, a data cai no dia 19 de março. Atualmente, o marco ocorre em cerca de 80 países e chama a atenção para a importância do sono regular.
Desde o início da pandemia tem ocorrido aumento de ansiedade (sintoma causador de distúrbio do sono), assim como mudança de rotina, aumento das preocupações e dificuldade de realização de atividade física (fator promotor de qualidade do sono).
São muitas as doenças associadas ao sono de má qualidade, dentre elas, obesidade, doenças cardíacas, depressão, diabetes, problemas de raciocínio e memória e a doença de Alzheimer. É importante saber que um adulto, entre 18 e 65 anos, deve dormir entre sete a nove horas por dia e deve sentir-se descansado após esse período.
Existem alguns hábitos de higiene do sono, como criar uma rotina de horário para dormir e acordar, evitar cochilos durante o dia e estimulantes, como café, nas quatro horas que antecedem o sono. Além disso, é importante um ambiente calmo, escuro e evitar o uso de computador, celular e afins logo antes de dormir.

Fonte: progep.ufpb.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.