Dia Nacional do Exame do Pezinho

Postada em 6 de junho de 2022 as 12:59
Compartilhe:


 

Na data de 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame é responsável por detectar uma série de doenças e condições congênitas, dentre elas Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme (DF), Aminoacidopatias (AA), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO). Estas enfermidades identificadas logo no início da vida, podem mudar os índices de mortalidade infantil e impactar no desenvolvimento saudável da criança.

A data, instituída pela Lei nº 11.605/2.007, visa informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos.

O Teste do Pezinho é o nome popular dado à coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.

O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos. A coleta para o exame deve ocorrer, preferencialmente, a partir de 48 horas até o quinto dia de vida do bebê e é realizado em unidades de saúde e maternidades de todo o país. Caso o resultado demonstre a existência de alguma das doenças detectáveis, a família é contatada pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal para a realização de novos exames.

Fontes: Ministério da Saúde

(http://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/dia-nacional-do-teste-do-pezinho-e-celebrado-com-ampliacao-de-diagnostico)

(http://bvsms.saude.gov.br/06-6-dia-nacional-do-teste-do-pezinho-3/)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.