Dia Nacional do Médico Endocrinologista

Postada em 1 de setembro de 2021 as 15:44
Compartilhe:


O Dia Nacional do Médico Endocrinologista é comemorado no mesmo dia da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Extraoficialmente a data já era celebrada pela classe médica, há anos, mas foi apenas em 2019 que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal tornou a comemoração oficial em todo o território brasileiro.

Fundada sob o nome de Sociedade de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 1950, a SBEM foi transformada em Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia após a junção entre a Sociedade do Rio de Janeiro e endocrinologistas de São Paulo. Em reunião ocorrida na Santa Casa de São Paulo, no dia 30 de agosto de 1954, foi adotada, definitivamente, a modificação do nome da Sociedade para SBEM.

Neste dia em que celebramos esta especialidade da medicina, é sempre bom lembrar que a boa saúde depende do acompanhamento clínico correto. Quando sentir mudanças no seu organismo, como distúrbios de sono, por exemplo, você deve procurar seu endocrinologista.

O médico endocrinologista é reconhecido por cuidar de doenças como obesidade e diabetes mellitus. No entanto, tratam também da reposição hormonal masculina e feminina, alterações menstruais, alterações do crescimento e desenvolvimento da criança, distúrbios da puberdade, alterações dos lipídios, alterações do metabolismo ósseo, doenças da tireóide, das adrenais e da hipófise. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up completo pelo menos uma vez ao ano.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.