DICA CULTURAL: 10 SUGESTÕES EM CULINÁRIA

Postada em 28 de outubro de 2016 as 10:31
Compartilhe:


Receita do meu bom, velho e querido pai



A coisa mais fácil do mundo, para um lanche rápido, algo refrescante e saboroso: cozinhe 2 ovos. Coloque cada um deles em uma fatia de presunto e seja feliz!



Receita rapidinha do Markão



Prum lanche um pouco mais 'pesado': cozinhe a seu gosto 5 a 6 batatas de médias a grandes. Corte em meias ou quartos e passe neles a mais ou menos recente novidade em maionese, a Hellman's Deleite. Receitinha tão barata e saborosa quanto a anterior. Pegando carona, para baratear sem perder quase nada da qualidade em mostardas, a baratinha que satisfaz é a Oderich, da marca centenária da Serra Gaúcha.



Babaçu



Os semi-coroas como eu devem (e devem) se lembrar como sempre se falava na escola que desta palmeira nordestina querida chamada babaçu se aproveita tudo. A  farinha do mesocarpo de babaçu (ou só farinha de babaçu) já foi avistada por muitos de vocês, acredito, e eu mesmo, quando acordo mais consciente, bato no leite de cabra, com farinha de maracujá e outras coisinhas. Mas, para tornar mais 'apresentável' aos jovenzinhos que você tenha na família, talvez seja melhor começar com este bolo  da recomendável Mãe Terra, novidade que vem com coco.



Alfarroba e chocolate



A alfarroba é o fruto da Ceratonia siliqua e muita gente já conhece como um substituto saudável do cacau/chocolate, com gosto bem parecido.



Como a alfarroba é naturalmente doce, ela dispensa a adição de qualquer açúcar. A novidade é que começamos a encontrar sacos ainda não tão baratos assim, mas grandes ao ponto de permitir que você mesmo use na culinária de casa e saia já em conta.



Para quem não quiser / não puder ir trocando seu hábito, na linha de achocolatados, em tempos bicudos, vale a indicação do Chocolatto, da marca conhecida de todos, a 3 Corações – de café. O produto não só é bem mais barato como também tem um sabor diferenciado.



Sal bacana



Comprei [nada indicado aqui na coluna é 'amostra grátis', certo?] o caríssimo sal Sartori italiano na modalidade 'Hawaii'. Talvez só sirva mesmo para fazer um gif animado, sobre o revertério do caso Carandiru. Mas insisti um pouco e encontrei à venda na Bahia um sal fabricado artesanalmente na França em cooperativa há séculos (o que mais me agradou em toda a escolha), com valor/benefício muito mais em conta: falo do Gros Sel de Guèrande, ou seja, aspas, 'grosso'. Aquilo é 'grosso', só no nome, eu diria, tal a leveza do sabor. Eu vou  tentar achar a variante acima, imaginem sal orgânico feito com essa aura . Antes disso, esta manteiga deve ser meu presente de Natal prumas pessoinhas especiais para mim, que residem em Sampa. Fica a sugestão para todos.



Leite de cabra



A sensatez manda olhar com afastamento a discurseira vigente este mês sobre vaquejadas. O monte de notinhas favoráveis à 'cultura' associada à vaquejada (por razões meramente de interesses imediatistas) contrasta com a pouca ou nenhuma divulgação daquilo que é perene no fazer de quem toma sol a pino todos os dias em nosso estado. Assim, sugiro a todos que dialoguem com os donos de padarias e afins de suas cidades/bairros para que privilegiem a produção da APAEB, associada da produção cooperativista da cidade de Valente, que vai, por sinal, muito além do excelente leite de cabra congelado que consumi. Quem puder, por favor me traga um pouco do mel do sertão!


Arroz de aletria

Saudando a sabedoria culinária síria, recomendamos a todos que selecionem um bom restaurante de comida árabe de sua preferência ( 15 reais foi o preço da iguaria no ótimo Farid, em Salvador) para se deliciar com a 'simples' mistura de arroz, macarrão cabelo de anjo e condimentos. A receita está aquiClaro, você pode e deve tentar ter êxito em sua casa: mas, no caso, expertise é tudo. Chegar ao ponto ideal é coisa que demora um bom tempo.


Hamburgers:

Vindo (ou indo) à Pituba, em Salvador, depois do dia 15 de novembro, você deve encontrar na Rua Amazonas, 644, instalações físicas adequadas para as criações do 'simpatia'  Guilherme Maciel Chaves. Pelo que ele produz, talvez seja o espaço melhor para você curtir suas elaboradas variações e valer o preço de sua produção. Anote!

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79

 
Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.


 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.