DICA CULTURAL: 9 NOTÍCIAS DE DISCOS EM LANÇAMENTO

Postada em 7 de outubro de 2016 as 13:56
Compartilhe:


Pesquisar para vocês esta pauta que acabou sendo redentora. Há 7 dias, os 2 jornais de maior circulação de Salvador conseguiram um feito nada agradável: ambos copiaram, letra por letra, na sua capa, como manchete(s), o título do release enviado a suas redações, sobre uma apresentação do Nação Zumbi na nossa capital. Ficou ainda pior quando um outro portal local se deu o mínimo de trabalho e emplacou o enfoque certo na sua chamada. Mas, por que a redenção? Depois de muito tempo, achei a nova localização online da coluna de Mauro Ferreira, jornalista carioca que é tudo e mais tudo de bom em conhecimento e aplicação ao tratar do tema novos discos de músicos brasileiros. Para não cair na tentação – inútil – de fazer algo melhor que o Mauro, nesta coluna vou só pinçar dicas do que fala de discos novos de baianos, ou abaianados e da notícia que eclodiu ontem, no meio da tarde.


 

Sim, ganhou ampla e rápida repercussão o anúncio esperado do disco dos Rolling Stones a sair em dezembro: gravado em estúdio em apenas 3 dias, 'Blue & Lonesome" será lançado no dia 2 de dezembro em CD, vinil e plataformas digitais, e marca a volta da banda aos blues. Canja, aqui.
 


 


Numa das vezes em que estivemos juntos este ano, fora do ambiente de trabalho, eu e o colega jornalista do SINDIMED, Ney Sá,  tivemos a agradável surpresa de ouvir uma entrevista na Rádio do IRDEB com largas canjas de Badi Assad, paulista de  São João da Boa Vista que está quase quase entrando na faixa dos cinquentinha. Prometi ao Ney encaixar este primor de voz e dedicação pessoal / familiar (ela tem uma penca de violonistas na família) na nossa dica. Chegou a vez: seu novo disco, lançado no mês passado, se chama 'Singular', tem até percussões afro-baianas evocando timbaladas. O disco tem o selo Eldorado, e valor médio de R$ 25. Para se decidir (ou não), a adquirir, ouça aqui faixas do disco com a maioria das faixas em inglês.

Amanhã é dia de Tom Zé



O genial baiano Tom Zé lança um novo disco de inéditas, chamado 'Canções Eróticas de Ninar', em dois shows, neste sábado e domingo, no SESC Pompeia, na capital paulista. Dizem boas línguas que, além de erotismo, o disco traz doses continuadas de humor. Quem anuncia, aos 80 (oitenta!) anos, o disco, é ele mesmo, curta…
 

 


No caso do single de nossa diva com lançamento hoje, me dou o direito (e a reverência) de mostrar a vocês como o Mauro apresenta o contexto aqui. Além de tudo, serve como uma prova de que a nossa maior universidade, a UFBA, não prima lá, atualmente, por estabelecer laços mais amplos com a sociedade. José Miguel Wisnik, citado na nota (que bom!) esteve em uma (aspas) 'grande' ativdade na reitoria da UFBA na segunda-feira passada, e 'esqueceram' de incluir algo a este magnífico respeito, o que levaria mais gente a prestigiar, com certeza. Alíás, faz teeempo que a imprensa local não fala de Gregório de Matos, o imorredouro poeta…  

Just for the 'record'



Paula Toller estará na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com o show 'Transbordada'  no dia 18 de novembro, às 19 horas. Tá sem grana? Não pode ir? quebre o galho, aqui.

Ecos lá de fora



Nos informamos pelo Jornal do Brasil (ou o que sobrou dele): os baianos do Rapazolla estão lançando o CD 'Risk uma Nova História” com 10 faixas inéditas, todas do  compositor Risk, sozinho ou com parceiros, com pegada dita 'pop' e alguma irreverência. O canal oficial dos carinhas no YouTube tá cheio de problemas. O único vídeo que pudemos 'puxar' pra vocês foi este, curtinho.

Negros, Brancos e Baianos



A banda Vitrola Baiana lançou, no dia 29 de setembro, seu primeiro disco, chamado 'Negros, Brancos e Baianos'. A banda começou sua carreira em 2013 nos palcos do próprio Rio Vermelho e ampliou visibilidade nos circuitos do Carnaval de Salvador. Para quem gosta das atuais fusões carnavalescas, vão aí alguns vídeos.

Fora e perto


Letierres Leite, a alma da baianíssima orquestra Rumpilezz, esteve em Pernambuco esta semana, dando consequência a criação do disco 'Ogum', que terá a parceria do grupo pernambucano e será lançado em abril de 2017.  O Bongar é composto por músicos ligados ao Terreiro Xambá, do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. Se você quer reverenciar a turma, clica aqui.

Boa(s) notícia(s) 



Apesar da galerinha que fecha as capas dos jornais não colaborar, tem gente boa escrevendo sobre música, por aqui. Eu sou suspeitíssimo para falar, pois acompanhei muito de perto o processo humano que deu nascimento ao jornalista chamado Daniel Oliveira de Farias. Mas que essa entrada dele, num texto sobre Jards Macalé, totalmente fora dos 'padrões' de leads jornalísticos é boa de se ler, é sim, senhor. Boas pautas, Daniel!

Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.

http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79




Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.