• Sindicato dos médicos
    Sindimed Sindimed

    Dica cultural: avaliação colaborativa de notícias sobre saúde

    Postada em 20 de outubro de 2017 as 16:53
    Compartilhe:


    No livro ‘A Saúde na Mídia: Medicina para Jornalistas, Jornalismo para Médicos’ (216 páginas), publicado em 2013 no Brasil pela Summus Editorial, a jornalista argentina especializada em ciência e medicina – Roxana Tabakman – recorre a médicos, jornalistas, pacientes e ONGs para propor caminhos concretos de interação. 

    livro

    Este ano, no Brasil, no Observatório da Imprensa, ela publicou o artigo ‘avaliação colaborativa de notícias sobre saúde’, para o qual nós pedimos ao médico Luis Eugenio de Souza, coordenador do do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) um texto de apresentação. Confira:

    Atribui-se ao jornalista e editor húngaro-americano Joseph Pulitzer (1847-1911) a frase “com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”. Conhecendo sua biografia, ainda que superficialmente, é possível imaginar que disse essa frase, refletindo sobre sua própria experiência.

    ines-simbra_03_not-1

    ‘Se é verdade que a imprensa é responsável, em parte, pela formação de seu próprio público, há que se louvar o projeto PerCienTex (Excelencia e innovación en el Periodismo Científico en España) da Associació Catalana de Comunicació Cientifica. Parafraseando Pulitzer, pode-se dizer, que no caso do PerCienTex, uma imprensa crítica, que não manipula dados, que apresenta pontos de vistas diferentes e que busca a qualidade narrativa, pode contribuir para formar um público com capacidade crítica.

    Essa capacidade crítica, importante sempre, é essencial no jornalismo científico, em geral, e no jornalismo científico da saúde, em particular. E é essencial não apenas porque os leitores (ouvintes ou telespectadores) poderão julgar criticamente o que leem (ouvem ou assistem), mas também porque poderão contribuir com os jornalistas e os meios de comunicação na avaliação e na melhoria daquilo que publicam, como mostra esse projeto da Associação Catalã de Comunicação Científica. 

    Por isso, eu recomendo este artigo para todos que trabalham na área da saúde e se interessam pela temática da divulgação científica’.     

    83d2f557b118516ddfd68f6d0065d58a_400x400

     Roxana Tabakman

    Aqui, você pode ler o artigo e repassar pros amigos e colegas.

    Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
    https://www.facebook.com/marko.ajdaric.79

    Material exclusivo do Sindicato dos Médicos da Bahia. Não se autorizam cópias, no todo ou em parte.

     



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



  • sindimed.com.br ©2016 Todos os direitos reservados.