DICA CULTURAL SE DESPEDE DO CINEASTA PORTUGUÊS MANOEL DE OLIVEIRA

Postada em 2 de abril de 2015 as 11:56
Compartilhe:



 

Morreu na manhã de hoje, dia 2, o genial cineasta português Manoel de Oliveira. Ele tinha 106 anos e estava em sua casa. As causas do óbito ainda não foram conhecidas até o horário que escrevemos (9:59).

Segundo Andé Setaro, mestre dos mestres da crítica de cinema da Bahia, falecido a pouco, 'O Estranho Caso de Angélica', de Manoel de Oliveira, teria sido um dos [seus] melhores filmes do ano de 2013, mas no circuito de Portugal e mundial, o filme foi às salas de projeção ainda em 2010. Sim, significa que tínhamos um cineasta no vigor de seus 100 anos brindando a humanidade com seu brilho.
 

        


Sugerimos que confiram o trailer de 98 segundos aqui

E até pelo óbvio pouco tempo para homenagearmos o mestre maior do cinema português, vamos nos valer de resenhas de quem tem muito mais conhecimento e pode contemplar com calma: Filipe Furtado, da Revista Cinética,  e Marcelo Müller, do Papo de Cinema.

Como não há (infelizmente) a menor dúvida de que a Vintage é a mais cultural de todas as locadoras em atividade na capital baiana, considero que é oportuno indicar sinopses de outros cinco filmes de Manoel, locáveis no Brasil em DVD, neste link

Para cinéfilos requintados, uma dica muito além da fruição de 'genéricos' 120 minutos: um livro que soma o olhar carinhoso de Manoel para com o mundo à pena profunda de Agustina Bessa-Luís: 'Um Concerto em Tom de Conversa ', para nossa sorte, publicado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais. 
 


*Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.
 
ICQ  694000225
skype: Marko Ajdaric 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.