DICA CULTURAL: UM DE STIJL PARA CHAMAR DE SEU

Postada em 12 de fevereiro de 2016 as 11:49
Compartilhe:



Sem essa de trá-trá-trá! Eu acho que fiz uma escolha sensata em não ficar com vontade de badogar canários e ir ver a mostra de Mondrian e do movimento De Stijl, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo, esplendidamente bem curada, com 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário, vídeo e fotografias sobre os artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecido como De Stijl (“O Estilo” em tradução literal), fundado em 1917 e que tem como expoente o pintor holandês Piet Mondrian.
 


 

O aplauso frisado à curadoria vai para o aspecto didático: impossível sair da mostra não sabendo que Mondrian era um pintor da alegria e que seus quadros mais definitivos mostravam a expansão (e os desejos da alma ligados à expansão) e não à redução do universo, pela sua mal compreendida preferência pelas retas. Também se sai sabendo que o De Stijl é fruto de um fabuloso entrelaçamento de ideias e diálogos, muito mais que seu contemporâneo, o suprematismo russo.

A base teosófica de Mondrian e o apelo por um mundo mais justo nos manifestos do De Stijl expostos são relevados em medidas certas e, talvez, essa seja a contribuição mais importante – mostrar que a arte abstrata, na mente de seus artistas/protagonistas, era um desejo de um mundo mais depurado de impurezas e 'desacertos' humanos.
 
Nesta matéria com vídeo
ficamos sabendo que a mostra não virá a Salvador, tanto quanto outra de Pieter Tjabbes sobre MC Escher, que eu vi no Iguatemi de Ribeirão Preto e que rodou todos os Iguatemi’s do  Brasil. Dizem as más línguas que o de Salvador mudou de nome porque as sacadas de Tjabbes para induzir as pessoas a gostar de Escher pro resto da vida eram demais pros circundantes dali…será?

Como muit@s médic@s não estarão no centrão de Sampa até 04/04, temos que fazer essa visita virar dica, certo?

 

Que tal, se cobrir de Mondrian?

 

Que tal pôr mobiliário De Stijl em seu consultório ou sala de estar?

 

Que tal pôr um banco de Gerrit Thomas Rietveld, o mais brilhante arquiteto da era De Stijl em seu jardim?

Pra terminar, me desculpe quem lê ‘O Globo’, mas a fotogaleria deles da mostra que eu vi é de uma pobreza franciscana (para ser educado).

Na Bahia


Absolutamente 'De Stijl', para focar aqui na nossa Bahia, são estas luminárias para residência ou para a sala de espera.

Impossível não se apaixonar, na Feira da Cidade de Salvador, pelo trabalho desse trio de jovens que forma um atêlie que produz móveis e objetos para interiores usando como principal matéria-prima e madeira catada nos mais diversos rincões da Capital dos baianos.

 

Eles ficam no bairro de Nazaré, mas pelo site dá para interagir e pedir em qualquer canto. Eu espero que muita gente possa se dar um agrado desses, em breve. Talento e simpatia merecem aplausos, não?

Confira o trabalho: http://www.catatabua.com.br/

*Texto e pesquisa de Marko Ajdaric.

ICQ  694000225

skype: Marko Ajdaric 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.