Hoje é Dia da Criança

Postada em 12 de outubro de 2021 as 05:05
Compartilhe:


O dia 12 de outubro é o dia de celebrar as crianças. Dia de juntar a família, de dar presentes e de promover a alegria dos pequenos. Mas como essa data foi escolhida? Além de ser o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Aparecida, o dia conta com uma história bem curiosa e em capítulos.

Tudo começou no ano de 1923, quando no 12 outubro a cidade do Rio de Janeiro, então a capital do Brasil, sediou o Congresso Sul-Americano da Criança, um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. A pauta do encontro discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Porém, entre os presentes, , o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho, notou a comoção provocada pelo tema na época. Isso o levou a propor a criação de uma lei que instituise o 12 de outubro como o Dia das Crianças no Brasil. Em 5 de novembro de 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes sancionou o Decreto 4.867.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos que viu no Dia das Crianças uma oportunidade de aumentar suas vendas.

Uma curiosidade sobre o Dia das Crianças é que ele é uma data comemorada em diferentes oportunidades ao redor do mundo. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Tentando uniformizar as comemorações, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças, porém essa determinação ainda não é uma unanimidade entre todos países.

Fonte: Brasil Escola



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.