Hoje é Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

Postada em 15 de maio de 2021 as 05:05
Compartilhe:


Infecção Hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Está caracterizada como problema de saúde pública, uma vez que, além de aumentar o tempo de internação, pode também causar comorbidades graves e ainda levar à morte.

O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, 15 de maio, instituído pela Lei nº 11.723/2008, tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. Nesta data, o Ministério da Saúde e os serviços de saúde, em especial os hospitais, devem desenvolver campanhas e ações educativas com o objetivo de aumentar a consciência sobre as infecções hospitalares.

O advento de novas tecnologias e métodos terapêuticos possibilita, hoje, que muitos tratamentos – antes administrados somente em hospitais -, sejam disponibilizados em casa (Programa da Saúde da Família – PSF e Atendimento Domiciliar); em Hospitais-Dia (serviço dentro de um hospital onde o paciente fica durante o dia para receber tratamentos especiais) e clínicas especializadas.

Cuidados durante visitas ao hospital

O visitante deve sempre higienizar as suas mãos na chegada ao hospital, antes e após tocar o paciente ou superfícies próximas ao seu redor e ao sair do hospital. Essa higienização pode ser feita tanto com água e sabão como com álcool a 70%, que deve estar disponível em todo o hospital.

Não se deve levar alimentos, flores e/ou plantas para o quarto do paciente.Isso pode contribuir para a disseminação de insetos no ambiente hospitalar. As plantas também podem espalhar esporos fúngicos que, se inalados por pacientes com baixa imunidade, podem causar doença pulmonar grave, com risco até de óbito.

Crianças também não devem ser levadas para visitas em hospitais, porque ainda se encontram em período de imunização contra doenças transmissíveis, elas podem mais facilmente tanto transmitir quanto adquirir infecções dentro do ambiente hospitalar.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – MS (http://bvsms.saude.gov.br/)

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.