Manifesto de apoio aos médicos de Porto Seguro

Postada em 21 de fevereiro de 2018 as 20:57
Compartilhe:


O Sindicato dos Médicos da Bahia vem a público prestar irrestrita solidariedade aos médicos de Porto Seguro, que tiveram seus nomes indevidamente expostos em veículos de comunicação da região, em decorrência de episódio ocorrido na maternidade do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, no dia 13 de fevereiro, quando, infelizmente, uma paciente teve parto mal sucedido.

É lamentável que a imagem de profissionais que dedicam suas vidas a cuidar da saúde da população, seja apresentada à opinião pública como responsáveis pelas mazelas que ocorrem no sistema público de saúde, sem que sejam feitas antes as devidas apurações que o caso requer.

Pacientes e médicos sofrem igualmente as agruras de um sistema de saúde deficiente e mal estruturado, que não tem como dar conta da demanda da população. É recorrente, por exemplo, falta de leitos, equipamentos, medicações e até materiais básicos como luvas e material de limpeza, o que coloca em risco muitas vidas, todos os dias.

A parturiente, no episódio em questão, chegou ao hospital sem apresentar registros de acompanhamento pré-natal nem qualquer histórico médico que indicasse risco ou urgência. Foi atendida pelos plantonistas dentro dos mesmos protocolos dispensados a todas as pacientes que chegam à unidade hospitalar. Sofreu com a falta de leito para internação imediata, situação que não está sob controle da equipe médica, mas decorre de problema crônico que persiste na Bahia há mais de 30 anos.

É uma irresponsabilidade, senão má fé, tentar imputar aos profissionais da saúde a culpa sobre fatos que não foram apurados e cuja subjetividade de variáveis tornam temerárias quaisquer conclusões prematuras.

A perda de uma vida é também trágica para os profissionais que lutam cotidianamente para salvá-las e preservá-las. Os profissionais da saúde sempre se empenham e fazem tudo ao seu alcance para salvar vidas e sofrem, junto com os familiares, quando veem seus esforços frustrados por intercorrências que escapam à possibilidade humana de controlar ou evitar.

O Sindimed reitera aqui seu total e irrestrito apoio aos valorosos profissionais do Hospital Regional de Porto Seguro, e coloca à disposição a assessoria jurídica estruturada pela entidade para representar e defender os médicos.

Salvador, 20 de fevereiro de 2018.

Sindicato dos Médicos da Bahia



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.