Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade

Postada em 5 de dezembro de 2020 as 05:05
Compartilhe:


5 de dezembro é o Dia do Médico de Família e Comunidade. Essa data é comemorada nacionalmente e foi escolhida para coincidir com a fundação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. A medicina comunitária está presente em todo território nacional, atuando em consultórios particulares, Unidades Básicas de Saúde (UBS), áreas rurais e remotas, consultórios de rua e planos de saúde.

O médico de família é aquele profissional que avalia o histórico do paciente de forma integral, para gerar um diagnóstico mais adequado e preciso. Ele é o especialista em pessoas, independente da idade, sexo ou problemas de saúde.

O Médico comunitário acompanha as pessoas ao longo de suas vidas e, não raro, vínculo com a população que atende. A presença deste profissional é fundamental, muitos municípios valorizam a especialização nesta área.

A Medicina de Família e Comunidade começou no Brasil na década de 70, com o movimento da saúde comunitária, e junto do Programa de Agentes Comunitários de Saúde foi uma das bases para a criação da Estratégia Saúde da Família (PSF) nos anos 90. A Saúde da Família conta hoje com mais de 30 mil equipes, atendendo mais da metade da população brasileira no Sistema Único de Saúde (SUS).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.