Nota do Sindimed-BA: paralisação dos médicos em relação aos atendimentos não emergenciais do Planserv

Postada em 6 de fevereiro de 2019 as 16:11
Compartilhe:


O Sindimed-BA – Sindicato dos Médicos da Estado da Bahia informa à comunidade médica da Bahia e a toda sociedade baiana que inicia hoje, 6 de fevereiro de 2019, a paralisação de médicos de algumas especialidades em relação aos atendimentos do Planserv, exceto os casos de urgência e emergência. Embora estas discussões com os representantes do Planserv estejam sendo pautadas, desde dezembro de 2018, nenhum avanço foi obtido, limitando-se o Governo do Estado, ao invés de buscar soluções para o impasse, a encaminhar notas para a imprensa instruindo os usuários do plano a não pagar pelos procedimentos realizados.  

O Sindimed-BA deixa claro que os médicos não deixarão de atender os casos de urgência e emergência, mas os procedimentos eletivos serão suspensos, haja vista a prática aviltante dos preços dos honorários médicos praticados pela tabela do Planserv. Os cortes realizados em relação ao repasse do Poder Executivo Estadual atingem o valor aproximado de R$200 milhões repercutindo diretamente sobre os 500 mil usuários do plano, os quais tiveram – em paralelo – a sua contribuição previdenciária aumentada de 12% para 14%. Não é razoável que o Governo do Estado da Bahia queira compensar o seu descaso na condução da política de saúde justamente sobre os honorários dos médicos.

Importante registrar que todos os esforços foram tentados pelos médicos, com o apoio do Sindimed-BA, ABM e o CREMEB, assim como os representantes das cooperativas médicas, num movimento conjunto e representativo de todas as especializações médicas no sentido de buscar uma negociação que pudesse atender às reivindicações apresentadas em diversas oportunidades sobre o:

a) reajuste da tabela de honorários médicos praticada pelo Planserv;

b) fim da política de cotas financeiras e

c) pagamento de honorários feito diretamente aos médicos, sem intermediação dos hospitais. Todavia, nem mesmo no procedimento de “mediação”, acompanhado pelo Ministério Público, foi capaz de sensibilizar o Estado da Bahia acerca da importância da pauta de negociações apresentada.

Diante da postura irredutível do Estado da Bahia, insensível não somente à precariedade de remuneração de uma categoria tão importante, mas também ao sofrimento dos usuários deste plano de saúde, não resta outra alternativa à classe médica senão paralisar os atendimentos eletivos relacionados ao Planserv, até que seja aberto aos médicos um canal de negociação alinhado com a extrema importância que a saúde deve representar nas ações de Governo.

Paralisação dos médicos



Uma resposta para “Nota do Sindimed-BA: paralisação dos médicos em relação aos atendimentos não emergenciais do Planserv”

  1. Excelente artigo. Só informação de qualidade as que vem desse site, por isso que quando se trata de um assunto como esse, corro logo pra cá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.