Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Postada em 20 de outubro de 2020 as 05:05
Compartilhe:


Hoje é o dia mundial e nacional do tratamento da osteoporose. A data  foi criada para chamar a atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.

A osteoporose é uma doença que afeta a massa óssea, causando um desequilíbrio nas células que atuam na renovação dos ossos. A falta de cálcio é um dos principais fatores causadores desta doença.  A ingestão de leite, derivados de leite e de folhas verdes, além de atividades físicas regulares como corridas, caminhadas e dança ajudam a fortalecer os ossos e prevenir o surgimento da osteoporose.

Em decorrência das alterações hormonais, as mulheres são mais suscetíveis à doença, especialmente as grávidas ou as que estão na fase pós-menopausa.

A osteoporose é um problema silencioso e assintomático. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações mais sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.

Nesse dia da Osteoporose o Sindimed recomenda a todos exercício físico, boa alimentação, visita ao médico e exames preventivos. A osteoporose pode ser tratada e trazer mais qualidade de vida aos idosos e pessoas acometidas por essa enfermidade.

Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.