Planserv propõe retrocesso e médicos voltam a suspender consultas

Postada em 2 de outubro de 2019 as 08:19
Compartilhe:


Na assembleia do dia 30 de setembro, no Sindimed, os médicos que atendem através do Planserv decidiram ampliar a paralisação das consultas e recusaram, por unanimidade, a proposta apresentada pelos gestores na reunião do dia 23 de setembro, no Ministério Público do Estado (MPE), quando mais uma vez ficou flagrante o desrespeito do Planserv com a classe médica e o descaso com a assistência aos usuários.

Na audiência do MPE o Planserv manteve a recusa em reajustar honorários e tabelas, com o argumento de sempre: falta de previsão orçamentária. Além disso, não fez contraproposta aos estudos de reajuste apresentados.

Apresentaram uma proposta de contratualização diversa da que foi postulada pelos médicos, o que representaria um retrocesso. A coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, disse que pode pagar direto às cooperativas, mas o credenciamento permanece com o Hospital, que vai fazer o faturamento.

Acontece que já existe credenciamento com a Cardiotorax e será assinado outro contrato, com a Coopanest. Logo não pode haver tratamento privilegiado. E a Coopanest, mesmo sem contrato, já fazia o faturamento e recebimento dos procedimentos e das consultas anestésicas.

Retrocesso

A proposta do Planserv é um recuo em relação ao que havia sido negociado anteriormente. Não possibilita, por exemplo, o controle do que está sendo pago, glosado etc. Além disso, onera mais tributariamente e gera uma confusão contábil e gerencial que contraria as necessidades dos médicos.

O Planserv demonstra não respeitar a negociação, pois havia concordado em evoluir para credenciamento das PJ/Cooperativas. As consultas haviam sido retomadas por conta desse aceno de boa vontade. Como a atual posição deles em relação ao único item que tinha avançado não atende ao interesse da categoria, as consultas voltam a ser suspensas.

A procuradora Rita Tourinho disse, na audiência, com todas as letras que “falta vontade política para que o Planserv faça o credenciamento das cooperativas”. Os médicos fizeram questão de agradecer ao MPE pelo espaço e pelo esforço empreendido até aqui e lamentou a postura do Planserv.

Negociações suspensas

Nesse momento, as negociações com o Planserv estão suspensas, aguardando uma posição no sentido de atender aos pleitos apresentados pelos médicos desde o início do movimento. E mais, a proposta enviada pela categoria, em abril, não tem mais validade. Caso o Planserv retorne para negociar, uma nova proposta será apresentada, com novos cálculos de reajuste.

É sempre bom lembrar que os pleitos desse movimento de classe envolvem contrato com pagamento direto, fim da cota e glosas lineares (o que for autorizado e operado deve ser pago), e reajuste da tabela (proposta enviada em abril).

 



2 respostas para “Planserv propõe retrocesso e médicos voltam a suspender consultas”

  1. SUELI Izidoro de Oliveira disse:

    Ceio que o Plasev possa ser u.s dos planos que pague menos aos médicos mas eu fico impressionada com o volume de dinheiro he injetado nesse plano pois para os policiais qualquer serviço ou dinheiro extra que entre no contracheque o Planserv come sua fatia vir da,coisa que em qualquer outro plano e um valor fixo e para onde vai esse dinheiro?????????

  2. jair castelo branco disse:

    Infelizmente esse é um desgoverno que não respeita os trabalhadores. É um verdadeiro câncer esse governador. Já estamos há 5 anos sem os reajustes da inflação e agora corremos o risco de ficar sem plano de saúde. A Bahia está caminhando para um abismo sem precedente. Fora Ruym Costa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Denuncie quem não paga:

Acompanhe o Sindimed:

    
  • [yop_poll id=”1″]

  • Enquete

    Novos Convênios

    O Sindimed está atualizando e ampliando sua carteira de convênios e parcerias.

    Participe dessa enquete fazendo sugestões de produtos e serviços que você gostaria de ver incluídos no Guia de Convênios do Sindicato.

    A exemplo de: Cursos, Escolas, Lojas,Restaurantes, Salões de Beleza, Postos de Gasolina etc...



  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.