SESAB CONFIRMA MORTE DE JOVEM POR H1N1

Postada em 14 de abril de 2016 as 15:27
Compartilhe:


A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quinta-feira  (14)  que Tailane Neves Santos,  23, morreu após complicações da gripe H1N1 em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A jovem morreu na madrugada da terça-feira (12),  no Hospital Geral da cidade.

Tailane estava internada na unidade médica desde a sexta-feira (8). Material colhido da vítima foi enviado para exame no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, onde o caso foi confirmado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Vitória da Conquista, esse ano já foram notificados 22 casos suspeitos de H1N1 na cidade. Cinco foram confirmados. Em todo ano de 2015, foram 10 casos suspeitos e nenhum confirmado.
 

A prefeitura informou que está monitorando todos os casos suspeitos internados na rede hospitalar. A Secretaria da Saúde de Vitória da Conquista vai seguir a orientação da Secretaria Estadual da Saúde de antecipar o início da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para a próxima segunda-feira (18). O 'dia "D' da campanha vai ser 30 de abril.
 
Casos
 
O número de mortes relacionadas à gripe H1N1 subiu de três para seis na Bahia, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na manhã desta quinta-feira (14). Além disso, a quantidade de casos confirmados da doença subiu de 11 para 25. Conforme a Sesab, os novos óbitos foram registrados nos munícipios de Boquira (1), Ibipeba (1) e Vitória da Conquista (1). Antes, só tinham sido registradas mortes em Salvador (3).
 
Ao todo, foram confirmados casos da doença em Salvador (17), Boa Nova (1), Boquira (1), Feira de Santana (1), Guanambi (1), Ibipeba (1), Lauro de Freitas (1) e Vitória da Conquista (2).  Salvador lidera as ocorrências com 68% dos casos. Os dados divulgados são referentes aos períodos entre 1º de janeiro a 13 de abril deste ano. Conforme a Sesab, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) recomenda que a população adote as medidas de prevenção da gripe.

As medidas são: lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger tosse e espirro com lenços descartáveis, não compartilhar objetos de uso pessoa, manter os ambientes ventilados, evitar contato próximo com pessoas com sintomas de gripe, evitar aglomerações em ambientes fechados.


Vacinação

Marcada inicialmente para o dia 30 de abril, a 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi antecipada para a próxima segunda-feira (18) na Bahia, segundo anunciou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A imunização protege contra o vírus H1N1. Segundo o órgão, a antecipação ocorre porque os lotes de imunização contra doença chegaram mais cedo. No dia 30, será realizado o 'Dia D' de mobilização nacional.

 
A vacina estará disponível em postos e centros de saúde de todos os municípios do estado, para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos e trabalhadores da saúde (público e privada). A imunização também atende mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas sócioeducativas.
 
Do G1 BA, com informações da TV SudoesteCLIQUE PARA VER VÍDEO

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Seguro Saúde

Vacinação

Perdeu seu posto de trabalho?

COVID-19 EPIs

Denuncie quem não paga:




Acompanhe o Sindimed:

    


  • sindimed.com.br ©2019 Todos os direitos reservados.